No século passado as luvas eram acessórios muito utilizados, fazia parte do vestuário feminino, um item indispensável para a maioria das mulheres. Para as noivas as luvas são consideradas um acessório refinado, mas não é de uso obrigatório, a escolha de usá-las ou não é da noiva.

 

Há regras quanto ao uso da luva, o tipo de vestido, cerimônia e o horário determinam o tipo de luva a ser usada.

 

-Casamento matinal ou à tarde:

Luvas curtas de organza, renda ou crochê. Devem acompanhar vestidos sem mangas ou com mangas curtas.

Luvas semi-longas, não cobrem o cotovelo, podem ser usadas à tarde desde que sejam de lycra e sem brilho.

luvas para casamentos

luvas curtas

 

luvas para casamentos 2

 

luvas casamentos

luvas meio-longas

 

luvas de casamentos

 

 

-Casamento à noite:

O ideal é a utilização de luvas longas acetinadas ou de pelica finíssima e da mesma cor do vestido.

As luvas longas devem cobrir o cotovelo nos vestidos sem mangas ou de mangas curtas, caso o vestido seja de mangas três quartos, as luvas devem chegar até acima dos pulsos.

 

casamento com luvas

luva longa acetinada em bege

 

noivas luvas casamento

 

Não se deve utilizar nenhum tipo de acessório, como braceletes e anéis por cima da luva, a mulher deve escolher entre um ou outro, saber qual dos estilos combina e a agrada mais.

A noiva deve entrar na igreja com as luvas e, assim que chegar ao altar, deve retirá-las. Elas podem ser entregues à madrinha, juntamente ao buquê. Caso as flores não sejam entregues à madrinha e sejam apoiadas ao genuflexório, as luvas devem ser colocadas no mesmo local. Não calce as luvas após o ritual, saia segurando-as, com a parte dos dedos para baixo, junto ao buquê. Se quiser, coloque-as no carro a caminho do bufê, mas, chegando lá, deve-se novamente retira-las, pois é falta de educação fazer os comprimentos com a mão enluvada.