Após o casamento os casais geralmente já saem de Lua de Mel e já organizaram a viagem alguns meses antes, com antecedência, os que vão para fora conferem o passaporte e o visto, se necessário, mas a maioria esquece de verificar as vacinas exigidas em determinados países.

Muitos lugares da África e Europa determinam algumas vacinas antes que o turista entre em seus territórios. Segundo a infectologista do Hospital e Maternidade São Luiz, Raquel Muarrek Garcia, uma das partes principais do planejamento de viagens é se informar sobre as vacinas ordenadas. “Quem não está totalmente imunizado corre grandes riscos de contrair doenças locais. Entre as principais estão febre amarela, sarampo, meningite e hepatite A”, alerta.
As vacinas exigidas não variam apenas conforme o local, mas também dependem do perfil do turista. Idade, sexo, gravidez, alergias e até o tempo que o viajante vai ficar no lugar e suas intenções devem ser verificadas. “Não são recomendadas as mesmas vacinas a um viajante ‘mochileiro’ e a um turista que já tem um pacote fechado, com hotel reservado, por exemplo.” comenta a infectologista.
Como a maioria das vacinas não tem ação imediata e podem demorar alguns dias para causarem efeito no organismo é importante que o turista verifique as vacinas exigidas com poucos meses de antecedência.
casal em lua de mel
E você já conferiu e viu se esta tudo em dia? A Lua de Mel é um momento muito importante, não deixe que nada estrague esse tempo que é só para vocês dois.