Você pergunta e a cerimonialista Daniele Maio responde:

Eu tenho que usar alianças de noivado? Minha mãe insiste que sem elas eu não estou realmente comprometida.”

As alianças de casamento são consideradas necessárias no serviço matrimonial. Muitas mulheres casam sem mesmo terem recebido uma. É um ótimo presente de noivado e um sinal externo de que o casal está comprometido, mas nada além disso.

  “Eu gostaria de escolher meu próprio anel. Meu noivo insiste que ele tem que escolher e me presentear. Quem está certo?”

Você está certa.  Presentear as alianças acrescenta muito valor dramático e cômico nos filmes e novelas. Mas na realidade, a maioria das mulheres prefere escolher as alianças que ela estará usando no dia do casamento e no resto de sua vida. Muitos casais vão à joalheria juntos, o que é normal.

  “Quem paga pelo anel de casamento?”

As alianças são presentes. A aliança da noiva (de noivado e de casamento) é adquirida tradicionalmente pelo noivo.

 “As alianças devem ser gravadas?”

É uma escolha pessoal. Se optarem pela gravação, você pode optar pelos nomes ou pelas iniciais juntamente com a data do casamento. Se a aliança for dupla, você também pode optar por um pequeno verso.

 “Qual estilo da aliança devo usar?”

 Lembre-se que a aliança de casamento deve durar muitos anos. Tentem evitar modismos de forma que você se canse delas facilmente. Uma opção tradicional é adquirir uma aliança lisa (de ouro ou platina) e ir incrustando pequenos diamantes com o passar dos anos.

 Lembre-se que no verão, após exercícios e pela manhã os dedos tendem a ficar mais inchados. Considere isso na escolha do tamanho certo do anel.

 “Podemos usar alianças diferentes?”

Trata-se de uma escolha pessoal. Caso optem por alianças distintas, não há problema. O mais importante é o compromisso celebrado.