A Cerimonialista Daniele Maio da Struture Produções oferece informações sobre as novidades em termos de convites de casamento e o que está bombando. Se você está na etapa de decidir sobre os seus convites de casamento, fique atenta a essas dicas!

 

– Quais modelos de convite são novidades?

A personalização está em alta em convites. O uso de monogramas personalizados impressos em relevo seco ou mesmo em impressão normal se caracteriza como um verdadeiro “logotipo” do casal e de seu evento.

A criação de logotipos dos noivos virou mania que vem crescendo a cada mês. Nosso setor de convites a cada 10 novos pedidos pelo menos 3 pedem a inserção de um monograma no texto.

A idéia do logotipo é brincar com as iniciais do casal e dar uma cara própria ao evento, personalizando-o ainda mais.

O próprio casamento real dos noivos William e Catherine teve seu monograma impresso em diversos itens, e o mesmo pode ocorrer em qualquer casamento (utilizá-lo nos convites, nas lembranças, em adesivo na pista de dança, etc)

O uso também de estampas diferentes como o nosso modelo duo stamp, mesclando impressão floral e listas, é uma novidade que chegou para ficar.

 

– Quais modelos são os mais usados?

No Rio de Janeiro, os modelos tradicionais ainda são os mais procurados: o modelo envelope de bico e o modelo carteira. Mas a tendência de personalização vem mudando esta mentalidade e a busca por modelos diferentes e inusitados vem crescendo.

– O que um casal deve levar em consideração na hora de escolher o convite?

Os convites devem refletir o estilo da festa, mas não precisa ter as mesmas cores. Para uma festa tradicional e sofisticada, procure o mesmo tipo de convite. Para festas informais e descontraídas, procurem um modelo informal e descontraído. O importante é fornecer aos convidados uma idéia do que ele deve esperar.

– Como uma pessoa pode “errar” no convite de casamento? O que pode dar errado? Como se precaver?

O convite é a “porta de entrada” do evento, devendo refletir a personalidade deste. Convites mal acabados (mal recortados ou mal impressos) podem passar uma má impressão da festa. Faça seu convite com empresas especializadas e profissionais que entendam do assunto. Fique atenta ao prazo necessário para a contratação do serviço e ao prazo de entrega dos convites. Muitas vezes o casal só se dá conta de que ainda não está com os convites nas mãos faltando 1 mês para o evento, sem inclusive atentar para o que foi anteriormente contratado.

Não esqueça também de não exagerar na personalização do convite. Algumas noivas procuram usar as cores da festa no convite de casamento, o que pode ser um risco se mal aplicado. Alguns casamentos que utilizam, por exemplo as cores laranja, amarelo e marrom ou Pink, rosa e marrom podem fazer com que o convite fique de mal gosto ou mesmo parecendo com um convite de debutante.

– Com quanto tempo de antecedência o convite deve ser feito? Por que? (pensando no processo de impressão e envio, dias de antecedência para chegar à casa dos convidados a tempo, etc..)

Recomendamos contratar os convites no mínimo 6 meses para o evento, de forma a ter tranquilidade no processo de aprovação do layout, na confecção do convite e entregá-los dentro do prazo. Os convites devem ser entregues aos convidados 45 dias antes do evento. Caso os noivos tenham convidados fora do estado o prazo é de 60 dias.

Não esqueça ainda que depois de pronto, é necessário levar o convite ao calígrafo, sendo que alguns pedem dias para executar o trabalho.

– Qual a variação de preço dos convites?

Existem convites de quase todos os preços. Dependerá da quantidade, do tipo de papel envolvido, formato do convite e quantidades e tipos de impressão.

– Pensando especificamente no meu público-alvo: como se pode  economizar no convite do casamento?

Um convite pode perfeitamente ter um bom preço e ser elegante e bonito. O uso de papéis brancos texturizados os tornam mais em conta e utilizando o modelo certo com a impressão certa, o efeito pode ser surpreendente.

Também utilizamos técnicas de impressão que os tornam esses papeis brancos parecidos com papeis importados e mais sofisticados. Os papéis brancos são totalmente tingidos para criar efeito de brilho e cores diferentes, por um preço bem em conta.