A essa altura do campeonato, nós esperamos que você conheça bem o seu noivo (e com a organização do seu evento, você provavelmente já sabe inclusive as preferências dele com relação à decoração,  ao buffet e até ao que ele espera do grande dia). Mas mesmo com tanta intimidade acumulada durante os anos de namoro e noivado, existem alguns detalhes que talvez você não tenha tido a chance de conversar. Por isso, vamos lhe lembrar de alguns itens importantes de conversarem antes de assumirem um compromisso tão importante:

 

1-    “Por que estamos nos casando?”

Talvez vocês tenham planos de começar uma família ou talvez vocês apenas queiram celebrar o amor de vocês com a família e amigos. Não há uma resposta certa ou errada, mas é uma boa conversa de aquecimento para o casal. Deixe a conversa fluir numa lista das coisas que vocês mais gostam um no outro. Lembre-se que a conversa não precisa ser cansativa. Você pode também conversar sobre o que o casamento significa para você. Você quer que isso mude seu relacionamento? Se sim, de que maneira? Você tem algum temor? Debatendo sobre essas preocupações irá ajudá-la a garantir que os piores cenários nunca se realizem.

 

2-    “Como você se sente em ter filhos?”

É importante que o casal esteja alinhado a questão de não ter ou ter filhos. Se ambos queiram ter filhos, quantos vocês desejam, quando vocês os terão e também sobre as responsabilidades de cada um. Claro que casamento não significa ter filhos. Vocês podem também acordar que preferem viajar e investir em suas carreiras, sendo felizes como tios e tias…

3-    “Como nós iremos lidar com o dinheiro?”

Por mais que você não queira admitir, vão ocorrer discussões no futuro e algumas delas serão sobre dinheiro. Uma pesquisa americana do site financeiro mint.com descobriu que 72% das conversas de casais jovens sobre dinheiro, levam a uma briga. A boa notícia é que você pode estabelecer saudáveis regras desde já. Comece com uma conversa franca com seu parceiro de sua situação financeira (receitas, dívidas, reservas financeiras, etc). Depois aprofunde-se em questões como a necessidade de abertura de conta conjunta, suas metas a longo prazo, e como as despesas compartilhadas serão pagas. Existem várias maneiras de se administrar os gastos de uma família, basta vocês acharem uma fórmula que funcione para vocês.

 

4-    “Quem limpará o banheiro?”

Sua vida de solteiro acabou e agora você será responsável juntamente com seu companheiro pela arrumação do seu lar. Como isso será organizado dependerá de vocês, mesmo que seja um cronograma colado na geladeira. Mas lembre-se: uma diarista ainda é mais barato que um divórcio. O primeiro passo é cada um ficar responsável pela sua própria bagunça. Resista ao impulso de deixar sua bagunça na primeira cadeira da casa que estiver no caminho. Depois divida as tarefas de casa!!!

 

5-    “Como fica a família?”

Dependendo de como cada um de vocês é próximo de sua respectiva família, vocês terão que achar maneiras de confortavelmente integrá-los na sua vida de casados, mesmo que isso signifique jantares mensais, festas de aniversário e feriados juntos. Inicialmente veja com seu noivo quanto tempo vocês pretendem passar com cada família e aonde pretendem passar o Natal.

 

6-    “No que nós não concordamos?”

Você ama seu noivo do jeito que ele é e vice-versa. Mas podem ter questões que vocês não concordam, como política e religião, ou até em coisas menores, como música, etc. O importante é cada um poder expressar sua opinião sem o outro se sentir atacado. Mantenha o diálogo aberto.

7-    “Como manteremos a chama acesa?”

Lembre-se que a lua de mel não dura para sempre. Mas fazendo um esforço consciente você poderá manter o sentimento entre vocês em grande forma. Comece com a pergunta: “Como poderei te deixar apaixonada (o) todo o dia?”. Todo mundo é diferente. Algumas pessoas sentem-se amadas com uma confirmação verbal, outras com o toque ou mesmo com gestos como presentes, por exemplo. Converse sobre isso…

 

8-    “Qual é o nosso estilo ao discutirmos?”

Em algumas situações, quando a briga é inevitável, é importante que se brigue de forma justa. Em situações que envolvem stress e emoções é muito difícil a gente se controlar e acabamos no final por dizer coisas que não gostaríamos de ter dito. Prepare-se com antecedência alertando um ao outro sobre o que os irrita.

 

9-    “Como iremos balancear trabalho e diversão?”

Trabalho, amigos, academia, marido – tem muita coisa que a mulher moderna tem que lidar. Então antes de vocês dois serem arrastados para suas agendas incansáveis, converse entre vocês sobre suas carreiras, suas necessidades pessoais e quando haverá tempo só para vocês dois nesta louca agenda.

 

10-“Como estaremos em 10,20 e 40 anos?”

Quando você diz “sim”, é para construir um futuro juntamente com seu (sua) companheiro (a), que significa que vocês são livres para sonhar e compartilhar suas esperanças e metas. Liste o que vocês dois desejam alcançar, seja comprar uma casa ou mesmo viajar pelo mundo. Algumas vezes vocês vão concordar um com o outro, em outras vocês vão ter vontade de gritar “Você tá maluco?”. Mas conversem francamente, escute o outro e deixe a conversa fluir. Com certeza o que vocês conversarem aqui vai mudar com o tempo, a medida que vocês cresçam como um casal. Mas o importante é que vocês estarão fazendo tudo isso juntos.